se quiser saber um pouco mais do mesmo, nada de novo:

Teoria e prática contestatória, reflexiva e transformadora


O estudo da disciplina 'Cultura e Cidadania' nos cursinhos comunitários da Educafro: teoria e prática contestatória, reflexiva e transformadora


O que diferencia a Educafro dos outros cursinhos são as aulas de “Cultura e Cidadania” desenvolvidas regularmente em cada núcleo de pré-vestibular comunitário, com carga horária igual ou superior às disciplinas acadêmicas como física, história, português ou biologia. As aulas de cidadania se caracterizam em uma marca do projeto e abordam 10 temas anuais, especialmente selecionados e preparados para a realidade dos alunos provenientes das escolas públicas e do povo negro. Esta é uma herança do PVNC – movimento dos Pré-vestibulares para Negros e Carentes, nascido no Rio de Janeiro na década de 90, anteriormente à Educafro.

O foco didático-pedagógico desta disciplina, baseado na abordagem transversal de conteúdos sociais e étnico-raciais, busca trabalhar os temas com diversidade, através de palestras, dinâmicas, filmes, teatro e seminários em grupo, passando pelas vertentes teóricas e práticas do que representa o termo cidadania para a Educafro. Trata-se pois de um exercício permanente de formação política dirigida a seus participantes diretos (público interno) e indiretos (comunidade do entorno dos núcleos), que se constrói não só nos núcleos, mas em encontros mensais com os professores da área, dirigidos pela Sede da Educafro.

É através das aulas de 'Cultura e Cidadania' que se apresenta aos futuros universitários bolsistas o compromisso ou contrapartida social que terá para com o seu núcleo de origem. Este compromisso diz respeito à participação em eventos, trabalho comunitário (aulas, orientação vocacional ou apoio à coordenação), atos públicos, colaboração financeira simbólica para sustentabilidade da Educafro, aproveitamento acadêmico e formação política permanente, durante o curso de graduação.

Com este trabalho, tanto teórico como prático, busca-se transformar os núcleos em espaços de partilhas metodológicas de experiências pedagógicas, culturais, políticas e sociais. O trabalho em rede incentiva encontros regionais que identificam demandas e bandeiras de lutas locais sem, ao mesmo tempo, se isolar ou perder a perspectiva de movimento coletivo com representação nacional.

Neste contexto inseres a disciplina 'Cultura e Cidadania', cujo conteúdo programático é único para os núcleos de todas as regiões. São exemplos de alguns temas estudados nos núcleos nesta disciplina, os quais o autor teve a experiência de contribuir para a elaboração e o desenvolvimento:

* Violência doméstica e de gênero: um olhar para a mulher afro-brasileira.
* O negro e a mídia: reflexões sobre comunicação de massa e a população Afro-brasileira.
* Quais são os meios disponíveis para a aplicação da lei 10.639 e torná-la efetivada em todos os níveis de ensino?
* Ensino Superior no Brasil, reforma universitária e seus desafios.
* Desenvolvimento sustentável: é possível o Brasil crescer sem destruir o que resta da Amazônia?
* Povos indígenas: sua história e situação atual.
* Criminalização de movimentos sociais e repressão do Estado.
* Saúde da mulher negra e gravidez na adolescência: o que todos/as deveriam saber e fazer?
* O terceiro setor frente a um Estado omisso: substituir ou pressionar?
* Direitos humanos para quem? Raça e justiça no Brasil!
* Violência policial e questões relacionadas a segurança pública.

Com esta prática, os cursinhos comunitários desenvolvem também conteúdos de história da África e cultura afro-brasileira. Por pressão do movimento negro organizado, esta política tornou-se recentemente obrigatória no ensino fundamental e médio, com a Lei 10.639/03.

Os temas são escolhidos através de indicação dos membros dos núcleos (professores, universitários, alunos e coordenadores) e votação em assembléia. O planejamento e a avaliação este trabalho também é feito por meio dos encontros mensais de treinamento e capacitação com professores voluntários, quando são elaborados textos-base referentes aos temas de cidadania de cada semestre. O objetivo destes textos é dar início ao trabalho nos núcleos, que deverá ser complementado com outras abordagens.

O diálogo constante com a comunidade, permite aos educadores de 'Cultura e Cidadania' reelaborarem o enfoque dado aos temas e atualizarem informações com interação com as aulas de História, Redação, Língua Portuguesa e Atualidades. Publicações jornalísticas e artigos de opinião são também objetos de estudo. Também os professores de disciplinas meramente acadêmicas, como Biologia ou Matemática, em muitas situações são desafiados a interagir com o conteúdo de 'Cultura e Cidadania'. A formação politizada, popular e diferenciada dos modelos tradicionais é, por assim dizer, em alguns casos, desafio de todo corpo docente voluntariado.

Em sua organização interna, a Educafro se estrutura através de núcleos de base. É característica marcante dos núcleos de pré-vestibular comunitários da Educafro, a inserção e o diálogo permanente na comunidade local periférica, uma vez que utiliza espaços de uso público, otimizando-os (salões de igrejas, escolas públicas, associações de moradores, salas de sindicatos, centros de defesa de direitos, etc).

Nos últimos anos, inserção do discurso étnico-racial passou de elemento complementar a ocupador de foco central da entidade, fato notadamente difundido entre grupos sociais afins, universidades, órgãos de imprensa e acadêmica especializada no assunto.

No processo de seleção de bolsas de estudo é aplicada uma ação afirmativa da entidade, modo que é acrescida a pontuação de negros e indígenas na classificação para obtenção das bolsas. O objetivo deste favorecimento é ajudar a corrigir as grandes distorções criadas pelas desigualdades que vigoram em nosso país. Esta problemática, envolvendo a discriminação positiva para os participantes dos cursinhos, nem sempre é pacífica ou ausente de polêmica. Ao contrário, traz à tona uma constante necessidade de estudo, debate e conscientização. O conteúdo desta contradição e conseqüente aprofundamento aos temas étnico-raciais são tratados na Educafro através de momentos vivenciais como manifestações públicas, protestos e dinâmicas em grupo.

Nos encontros formativos para professores de cidadania, é refletido que a proposta educacional da Educafro contempla de modo interativo aprendizados teóricos e atividades práticas relacionados à defesa da cidadania e conscientização anti-racista, inclusive com filme, convidados especialistas e cursos livres.

A formação de professores dessa área induz a multiplicar lideranças que entendam ser as aulas da disciplina "cultura e cidadania" mais que momentos de formação, também uma preparação para questões cotidianas orientadas pela Sede da Educafo, no tocante à questões sociais, sobretudo étnico-raciais, na faculdade, vida social e mercado de trabalho.

Os núcleos constituem-se ambiente propício para que o cidadão comum exerça seu papel político em sua comunidade. Busca-se, desse modo, ampliar o olhar macro sobre as realidades e qualificar a ação no seu micro espaço. Partindo da realidade local, provocam mutirões de solidariedade e trabalho voluntário de agentes locais, ajuda mútua entre os participantes, auto-conhecimento enquanto grupo social ativo, protagonismo, conscientização para a questão étnica e oportunidade de convívio com a diversidade (étnica, de gênero, idade e orientação sexual). Como dito anteriormente, é local propício para a formação política teórica e prática, fomento para surgimento de novas lideranças comunitárias, resgate de auto-estima, reforço de laços de afetividade, celebração espontânea das vitórias e cultivo da mística.

Um país fraterno, na acepção franciscana, diverso e sem racismo, na perspectiva do movimento negro e sem desigualdades sociais, como buscam os movimentos sociais, é o que se espera construir no longo caminho ainda a se percorrer na luta da Educafro.

Nenhum comentário: